X
Menu
X

FAQ

Confira algumas dicas e informações úteis para suas viagens.
Caso tenha alguma outra dúvida, entre em contato com nossa equipe.

EMBARQUE

Recomenda-se que os passageiros cheguem ao aeroporto sempre com antecedência do horário previsto para o vôo. Para viagens internacionais, o ideal é que a apresentação no balcão da companhia aérea seja com antecedência de 3 horas ou mais. No caso de viagens nacionais, indica-se chegar cerca de 2 horas antes do vôo.

DOCUMENTAÇÃO

Em viagens nacionais, os passageiros brasileiros deverão apresentar Documento de Identidade com foto (Identidade com menos de 10 anos de emissão e em bom estado, Carteira de Habilitação ou Passaporte válido). Menores de 18 anos precisam apresentar Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento e Autorização dos Pais caso estejam viajando desacompanhados (caso a viagem seja feita na companhia de somente um dos responsáveis legais, ainda é necessário que o outro autorize por escrito).
Em viagens internacionais, os passageiros brasileiros deverão apresentar Passaporte válido por, no mínimo 6 meses. Menores de 18 anos precisam apresentar, além do Passaporte válido, Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento e Autorização dos Pais caso estejam viajando desacompanhados (caso a viagem seja feita na companhia de somente um dos responsáveis legais, ainda é necessário que o outro autorize por escrito). Não esqueça de providenciar o visto quando necessário.

BAGAGEM

Fique sempre atento à sua bagagem e a proteja com cadeados e travas. Lembre-se de identificar suas malas internamente e externamente com etiquetas contendo seu nome, telefone, endereço e e-mail.
Em vôos nacionais, o limite de peso por pessoa é de 23 Kg para bagagem de porão (máximo 2 malas) e até 5kg de bagagem de mão. O limite de peso para vôos internacionais depende da companhia aérea, mas geralmente o limite é de 32kg para bagagem de porão (2 peças).
Em caso de perdas, extravios ou furto de bagagem, informe a companhia imediatamente e registre uma reclamação junto à ANAC antes de deixar o aeroporto.
Para maiores informações, leia o Guia do Passageiro guia do passageiro, disponibilizado pela ANAC.

ALFÂNDEGA

Antes de viajar para o exterior, é importante prestar atenção em algumas leis da alfândega para evitar problemas. Cada país possui suas regras para controlar a entrada e saída de produtos em geral, assim como animais e alimentos. Sendo assim, sempre que não estiverem de acordo com as leis do país, os produtos poderão ser confiscados sem qualquer reembolso. Em alguns casos, a pessoa que está realizando o transporte de tal produto poderá ser até mesmo detida.

OUTRAS DICAS
  • Fuso – Fique sempre atento ao fuso horário do destino de sua viagem para evitar atrasos e confusões.
  • Seguro – Em muitos países, qualquer serviço médico pode custar uma fortuna. Por isso é tão importante contratar um Seguro de Viagem e de Assistência Médica.
  • Vacinas – Quem viaja para o exterior deve conferir se seu destino é alvo de doenças ou epidemias, principalmente de febre amarela. Em muitos casos, é preciso apresentar um comprovante de imunização e tomar as devidas precauções para poder entrar no país. Consulte os postos de saúde.
  • Destino – Antes de embarcar, pesquise sobre o clima e costumes do destino de sua viagem. Desta forma, além de arrumar sua mala com as roupas e calçados mais adequados ao lugar, você não corre o risco de cometer gafes.